Curitibana com formação em Artes plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná -1984, Maria Helena Saparolli vem desenvolvendo suas obras desde 1989 em atelier próprio. Atuou, entre outros, como orientadora de cerâmica e vidro no Atelier de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba de 1998 a 2012.

Considerada uma das “grandes revelações da Cerâmica no Paraná”, projetou-se como “uma das mais originais ceramistas da década de 1990” segundo Adalice Araujo no seu Dicionário das Artes Plásticas no Paraná.
Durante sua trajetória profissional atuou fortemente participando de Salões de Arte, Coletivas de Artistas e exposições Individuais obtendo reconhecimento e premiações em âmbito Nacional e Internacional.
Embora tenha trabalhado também com outros materiais como o vidro e o bronze, a cerâmica é ainda o principal meio de expressão para Maria Helena Saparolli.
Trabalha também com painéis em azulejo, cerâmica e concreto, incluindo criação, reprodução e restauro. Dentre esses destacam-se os painéis de azulejos para o Museu Oscar Niemeyer, para a Universidade Positivo reprodução de pintura do artista Sergio Ferro e para o Estação Convention Center com obras de Poty Lazzarotto, este último compreendendo um Painel em concreto; todos esses executados em parceria com o escultor Elvo Benito Damo.