13 JUN ARTE E ARQUITETURA SÃO OS DESTAQUES DO MUSEU OSCAR NIEMEYER

Inaugurado em dezembro de 2002, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, é o maior complexo museológico da América Latina, impressionando a todos por suas linhas arrojadas e por seu porte majestoso. Criado pelo mestre da arquitetura brasileira que lhe dá nome, o museu tem ainda um diferencial inédito. Este é o primeiro projeto no qual Niemeyer criou, além do projeto arquitetônico, uma obra de arte para compor o conjunto, que é o desenho da mulher presente no painel de azulejos do MON. Em outras obras, Oscar delegava esta tarefa para os artistas plásticos, mas desta vez, ele próprio resolveu criar. O resultado não poderia ser outro: uma obra magnífica.

A partir dos desenhos originais de Niemeyer, o projeto foi entregue às mãos dos artistas plásticos paranaenses Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli, que mobilizaram toda uma equipe para execução do projeto. O trabalho para o desenvolvimento do painel de azulejo teve início em setembro de 2002 e foi concluído em novembro do mesmo ano. Segundo Maria Helena, o projeto previa um tom especial de amarelo, escolhido por Oscar, que não existia no mercado. Para isso, foi realizada uma série de testes para desenvolver a coloração e colocá-la em escala de produção, pois seriam necessários aproximadamente 25.500 azulejos de mesma cor e tonalidade para a obra.

Todo este trabalho foi desenvolvido por uma equipe de artistas plásticos e teve a participação de uma indústria de Campo Largo (PR), com capacidade e disponibilidade para tal produção. Após a aprovação da tonalidade, iniciou-se a ampliação dos desenhos fornecidos e a produção dos azulejos. Os próximos passos foram a passagem dos desenhos e suas pinturas sobre os azulejos amarelos e a queima. Todos os azulejos que continham desenho foram identificados, para que após essa etapa pudessem ser facilmente “encontrados”. Na seqüência, os painéis foram montados no chão para serem devidamente revisados, corrigidos quando necessário, aprovados e embalados adequadamente e ordenadamente.

O grande desafio enfrentado pela equipe foi o curtíssimo prazo. Para solucionar essa questão, foi montado um projeto de execução que foi cumprido rigorosamente por toda a equipe envolvida. “Foi necessário muito trabalho e disciplina“, lembra Maria Helena, uma vez que, o processo do trabalho com pintura em azulejos envolve basicamente a pintura e a queima, que requer aproximadamente 24 horas para cada fornada. “Foi uma honra poder participar desta grande obra. Sinto um grande prazer e um vazio, fruto do término de uma etapa, como um filho que vai ao mundo agora por conta própria”, finaliza Maria Helena.

Por Brunna Stavis